terça-feira, 16 de novembro de 2010

Homenagem da Escola Avertano Rocha ao BFAM

HOMENAGEM DA ESCOLA AVERTANO ROCHA
AO BALÉ FOLCLÓRICO DA AMAZÔNIA
BFAM
12/11/2010
A tradição cultural da Amazônia tem sido amplamente divulgada em todo o mundo. Esta divulgação tem na música e na dança os segmentos mais significativos desta tradição.

No Pará, diversos grupos folclóricos têm sido responsáveis pela disseminação do acervo cultural amazônico.

A Escola Avertano Rocha tem a satisfação de poder fazer parte disso, por meio do sucesso que tem sido a história do Balé Folclórico da Amazônia.

Sob o comando dos Professores Eduardo Vieira e Jandira Pimentel, o BFAM já ultrapassou as fronteiras do país, levando toda a alegria e sensualidade da dança amazônica. Diversas apresentações já foram feitas nos quatro cantos do país, bem como em países como México, França, Portugal, Suíça, Holanda, Espanha, Bélgica, Luxemburgo...

Ao longo desses vinte anos de existência, o BFAM já emocionou públicos de todas as idades e classes sociais, afinal, é impossível não se emocionar com as evoluções que dão vida às mais diversas lendas do folclore amazônico, criadas pela genialidade de um dos maiores coreógrafos do Brasil, Eduardo Vieira.

Sua criatividade,aliás, vai além das criações coreográficas. Eduardo é capaz de transformar o objeto mais simples em um belo adereço cênico. E Jandira?Quantas vezes precisou inventar ajustes surpreendentes de última hora para que o espetáculo não perdesse o brilho. Esse dois amigos, companheiros, parceiros, sei lá... Esse dois são uma dupla extremamente afinada, como uma orquestra a entoar a mais linda canção. E foi criando, inventando que tudo foi dando certo, afinal a carência de recursos financeiros para investimento na cultura da terra é muito grande..

Mas nada disso é impedimento para que o BFAM apresente sempre um espetáculo encantador. Criatividade, imaginação, força de vontade, amor à dança e à cultura amazônica são o combustível deste grupo, ou melhor, deste balé, o Balé Folclórico da Amazônia.

Parabéns pelo sucesso dentro e fora do Brasil e obrigada por encher de orgulho a comunidade Avertano Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário